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O que é teoria da cor? Um guia abrangente para designers

Alguns consideram a teoria da cor uma ciência em si, enquanto outros a consideram também um padrão em todas as formas de design. De qualquer forma, todos podemos concordar que a teoria da cor é algo que todo designer deve aprender e conhecer.

Quer você seja um designer gráfico ou um web designer, dominar a teoria das cores é uma habilidade importante que não só o ajudará a criar paletas de cores mais precisas para seus designs, mas também a alcançar novos patamares em sua carreira como designer profissional.


Neste post, explicamos os fundamentos da teoria da cor. É um assunto amplo que se ramifica para diferentes campos e categorias. Portanto, este guia cobre principalmente os elementos da teoria da cor que são mais relevantes para designers digitais.


O que é teoria da cor?

As origens da teoria da cor remontam a 1400, onde os princípios da cor foram mencionados nos cadernos de Leonardo DaVinci. No entanto, a primeira roda de cores, ou círculo, foi introduzida pela primeira vez por Sir Isaac Newton em 1666.

A teoria da cor pode ser definida de várias maneiras diferentes e, claro, é mais do que apenas um círculo de cores. Em geral, refere-se às normas e aos conceitos relacionados ao uso da cor que podem ser aplicados em vários tipos de design e arte.


Por que usar a teoria das cores?

Há uma razão pela qual você usa as mesmas cores em seus projetos, não importa o tipo de designer ou artista que você é - para manter a consistência.

Pegue uma marca popular como a Coca-Cola, por exemplo. Seu logotipo pode ser visto em produtos e outdoors em todo o mundo. No entanto, a cor do logotipo da Coca-Cola é exatamente a mesma, não importa onde seja impresso.

Esse tipo de consistência só pode ser criado com a ajuda da teoria da cor, que ajuda a definir as cores da maneira certa para ajudar a criar designs consistentes e precisos.

A teoria da cor também é usada principalmente na mistura de cores. Ele permite que você crie cores com o contraste, temperatura e matizes certos.


Os 4 esquemas de cores principais

Na verdade existem mais de 4 esquemas de cores por aí, mas para fins de compreensão, gostaríamos de explicar brevemente os 4 principais esquemas de cores usados no design.

Estes são os principais esquemas de cores que você pode usar como base para sua paleta de cores ao criar diferentes projetos de design gráfico e web.


Complementares: as cores complementares referem-se às cores principais que se opõem no círculo cromático. Você pode adicionar matizes e sombras para criar paletas de cores exclusivas usando um esquema de cores complementar.


Análogo: Esquemas de cores análogos para usar as cores principais lado a lado na roda de cores. Esse tipo de esquema de cores é bastante vívido e mais adequado para marcas casuais e de consumo.


Monocromático: o esquema de cores monocromáticas usa diferentes tons de uma única cor principal. Este é um dos esquemas de cores mais difíceis de implementar em um design. Mas quando você encontra uma maneira de criar um esquema de cores monocromáticas, geralmente parece bastante elegante.


Triádico: os esquemas de cores triádicos consistem em cores que ficam na mesma distância umas das outras. Este tipo de paleta de cores é usado principalmente em pinturas e arte moderna e não fica muito bonito em designs digitais e gráficos.


OS EFEITOS PSICOLÓGICOS DA COR

Também há um aspecto psicológico por trás das cores. A psicologia das cores sugere que cores específicas são capazes de evocar emoções diferentes nos humanos.

É a mesma razão pela qual sabemos quando parar e ir no semáforo com base em nada além de uma luz colorida. É também a razão pela qual somos imediatamente colocados em estado de alerta quando vemos um sinal vermelho "Pare" na lateral da estrada.

A psicologia da cor também é habilmente usada em marketing e design para gerar mais vendas e também atrair a atenção. Sempre que vemos uma placa vermelha ao lado de um produto em um supermercado, sabemos que ele está à venda. É usado para influenciar os compradores e também ajudá-los a tomar decisões mais rápidas, além de melhorar o reconhecimento da marca. É por isso que marcas como Dell e Facebook usam a cor azul, uma vez que associa a confiança e confiabilidade, enquanto grandes empresas como o Google e a Microsoft usam logotipos multicoloridos, uma vez que associa a diversidade.



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